“Educar & Transformar”, “Prolongar & Reparar” e “Valorizar & Inovar”: foram estes os três eixos de atuação do projeto Urgezes Circular, que desenvolveu um conjunto de ações centradas no tema da Economia Circular, onde o objetivo passou por educar e transformar o cidadão, tornando-o mais consciente e responsável sobre a necessidade urgente da adoção de hábitos de produção e consumo mais sustentáveis.
Este consórcio da Junta de Freguesia de Urgezes e do Laboratório da Paisagem, nascido de uma candidatura ao aviso “Economia Circular em Freguesias (JUNTAr +)”, do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Ação Climática, deu origem à criação de um armazém de recolha e reparação de produtos em fim de vida. O edifício foi requalificado, sendo agora um espaço, onde qualquer cidadão pode reparar gratuitamente um produto, equipamento eletrónico ou mobiliário, através do trabalho voluntário de cidadãos locais. A inauguração teve lugar no passado sábado, 4 de junho, mas já está a funcionar há várias semanas.
O Urgezes Circular ajudou também na melhoria das instalações da Loja Social de Urgezes e na revitalização de uma loja de comércio local, associada à reparação e valorização de produtos e equipamentos. A comunidade foi parte ativa do projeto, tendo participado em diversos workshops e oficinas práticas, desde a impressão 3D, ao upcycling ou à reparação de guarda-chuvas.
O projeto não se esgotou no tempo de execução, continuando ao serviço da comunidade local. Todas as informações podem ser encontradas no portal www.urgezescircular.pt