Objectivos

O objetivo do projeto Urgezes Circular assenta na intenção de desenvolver um modelo de economia circular colaborativo, de inovação e de partilha, nas vertentes referenciadas no Aviso, tendo objetivos específicos que se desenvolvem em diferentes dimensões:


Na Dimensão social, é objetivo fomentar, através da transgeracional idade, a transferência de conhecimento relativamente a profissões relevantes para o projeto e que atualmente estão em desuso. Esta questão assume especial importância atendendo ao contexto da pandemia, numa forma de combater o isolamento e promover o envelhecimento ativo. Ainda nesta Dimensão é objetivo promover a transformação do cidadão através de um programa de educação e sensibilização, focado na importância da reparação, na moderação do consumo, um dos fatores responsáveis pela Pegada Ecológica a nível local.


Na Dimensão económica, face às ações previstas nos diferentes eixos de atuação subjacentes ao projeto, prevê-se a criação indireta de oportunidades de novos empregos, quer pela implementação do quiosque e armazém, quer pela reativação e promoção de antigas lojas de rua focadas na área da reparação de produtos/equipamentos, quer ao nível dos centros de investigação associados ao projeto;


Por fim, na Dimensão Ambiental pretende-se promover hábitos comportamentais de produção e consumo mais sustentáveis relacionados com o maximizar do tempo de vida útil dos produtos / equipamentos através da sua reparação ou reutilização. A cooperação com outros centros tecnológicos e de design poderá encontrar soluções inovadoras que permitam transformar o produto em soluções mais sustentáveis.


As ações e objetivos descritos estão em linha com as diretrizes definidas pelo PAEC, nomeadamente a ação 1, na medida em que se pretende fomentar a o desenvolvimento de processos e modelos de negócio tendo por base a desmaterialização e recuperação de materiais aliado à contribuição para a criação de uma sociedade mais informada, consciente, capacitada e responsável.